Técnica de clareamento dental em consultório para dentes vitais

RESUMO

O restabelecimento da cor, da forma e consequentemente a harmonia estética dos dentes anteriores tem sido um grande desafio para a Odontologia. Este trabalho tem como objetivo relatar um caso clínico em que foi realizada a técnica de clareamento dental em consultório das arcadas superior e inferior utilizando-se o peróxido de hidrogênio a 35%. Com esta proposta clínica foi possível obter uma melhora significativa na estética do sorriso proporcionando ao paciente melhor bem-estar e convívio social.

 Palavras-chave: dentística operatória, clareamento dental, estética.

INTRODUÇÃO

Um sorriso é considerado esteticamente agradável quando os dentes estão bem alinhados e corretamente posicionados. As alterações dentais mais comuns, que podem interferir na estética do sorriso, estão relacionadas às alterações na forma, no tamanho, na posição, na cor e na textura, sobretudo nos dentes anteriores superiores. Dentes brancos e alinhados são fatores determinantes na estética facial e contribuem para o bem estar do indivíduo.1-3

 As alterações de cor dos dentes podem estar relacionadas a fatores endógenos (amelogênese e dentinogênese imperfeitas, fluorose dental, antibióticos do tipo tetraciclina, entre outros) ou fatores exógenos (consumo de alimentos ou bebidas com corantes: refrigerante do tipo cola, café, temperos, molhos condimentados e cigarro, entre outros). É importante que o cirurgião dentista possa fazer um bom diagnóstico e daí estabelecer possibilidades de tratamento. Desde o surgimento do clareamento dental, em 1989, tem-se se estudado diversas alternativas para o tratamento de dentes com manchamento e os efeitos destes procedimentos sobre a estrutura dental.4-7

Após o clareamento dental, o cirurgião-dentista pode planejar uma remodelação estética com resina composta pela técnica direta e incremental com excelente previsibilidade e resultados clínicos. A técnica deve ser sempre executada a partir de um planejamento criterioso com modelos de estudo e enceramento diagnóstico. Desta forma, será possível estabelecer um prognóstico favorável para os pacientes. 8-10

Este trabalho teve como objetivo relatar um caso clínico, no qual foi realizado o clareamento dentário da arcada superior e inferior (técnica de consultório) com peróxido de hidrogênio a 35%.

RELATO DE CASO

Paciente jovem do gênero feminino, compareceu à Clínica Integrada III da Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG solicitando melhorar a estética do seu sorriso (Figura 1). Ao exame clínico observou-se saúde dental e gengival e ausência de lesões de cárie ativa e inativas e restaurações inexistentes ou mal adaptadas.

Foi proposto à paciente a realização de um tratamento estético, iniciando-se com o clareamento dental pela técnica em consultório utilizando-se o gel clareador a base de peróxido de hidrogênio a 35% (Polla Office, SDI, Austrália) (Figura 2).

Iniciou-se com a seleção da cor inicial dos dentes da paciente e profilaxia dental com pasta de pedra pomes e água e escova de Robinson (Figuras 3 e 4). A seguir, colocou-se o afastador bucal e aplicação da barreira gengival (gingival barrier, SDI, Austrália) em todos os dentes a fim de proteger a gengiva e isolamento do campo operatório para a subsequente aplicação do gel clareador (Figuras 5 e 6).

Procedeu-se à manipulação do gel clareador (Polla Office SDI, Austrália) inserindo, inicialmente o espessante em pó e posteriormente o peróxido de hidrogênio na forma líquida, realizando a preparação do produto até obtermos a forma de gel para que possamos aplicar nos dentes da paciente (Figuras 7a, b, c).

Em seguida, aplicou-se o gel clareador com auxílio de um microaplicador (Points, SDI, Austrália) sob o esmalte vestibular dos dentes do arco superior e inferior de pré-molar a pré-molar. Foram realizadas 03 aplicações de 08 minutos cada. (Figuras 8a, 8b, 9). Após este tempo, removeu-se o gel clareador com auxílio de um sugador de alta potência e bolinhas de algodão com água oxigenada para logo em seguida lavar e aspirar (Figuras 10a e 10b). Para finalizar, removeu-se a barreira gengival com auxílio de uma pinça clínica (Figura 11).

Removeu-se todo o isolamento do campo operatório e seguiu-se com o polimento do esmalte dental com pontas de borracha abrasivas – Jiffy points (Ultradent, USA) e escova de carbeto de silício – Jiffy brush (Ultradent, USA). A partir daí finalizou-se o tratamento clareador documentando a cor final e o sorriso final da paciente demonstrando satisfação plena com o tratamento estético (Figuras 12 e 13).

Figura 1: sorriso inicial

Figura 2: materiais utilizados

Figura 3: seleção da cor inicial

Figura 4: profilaxia dental

Figura 5: aplicação da barreira gengival

Figura 6: barreira gengival aplicada

Figuras 7A, 7B e 7C: manipulação do gel clareador

Figuras 8A e 8B: aplicação do gel clareador

Figura 9: gel clareador aplicado

Figuras 10A e 10B: remoção do gel clareador

Figura 11: remoção da barreira gengival

Figura 12: seleção da cor final

Figura 13: sorriso final

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Foi possível restabelecer a estética do sorriso com o clareamento dental pela técnica em consultório com segurança e ausência de sensibilidade trans e pós-operatória proporcionando o convívio social e a satisfação da paciente.

Referências

1. Marson FC, Sensi LG, Araújo FO, Andrada MAC, Araújo E. Na Era do Clareamento Dentário a Laser Ainda Existe Espaço para o Clareamento Caseiro? R Dent Press Estét. 2006; 3(1):89-98.

2. Goyatá FR, Gilson JGR, Bello RF. Clareamento em Dentes Vitais: Associação de Técnicas – Relato de Caso Clínico. Dent Sci. 2011;5(13):29-36.

3. Paraíso MC, Ishiy E, Mariz ALA, Guimarães RP, Silva HV. Avaliação Clínica da Efetividade do Peróxido de Carbamida em Diferentes Concentrações para Clareamento de Dentes Vitalizados Naturalmente Escurecidos. R Odont. Clín. Científ. 2008;7(3):235-39.

4. Reichert LA, Sperotto V, Barbosa AN, Reston EG. Estudo Comparativo In Vitro da Eficácia de Clareadores para Uso em Moldeiras e em Consultório. R Stomatos. 2010; 16(31):14-22.

5. Marson FC, Sensi LG. Clareação de Dentes Vitalizados Através da Técnica de Consultório. R Dental Press Estét. 2007;4(3):52-63.

6. Goyatá FR, Coelho AJM, Oliveira RS, Ferreira TZF. Fechamento de Diastemas com Resina Composta Microhíbrida. R Dent Press Estét. 2007;4(3):24-33.

7. Goyatá FR, Oliveira RS, Ferreira TFRZ, Rodrigues CRT, Gilson JGR. Fechamento de Diastema com Resina Composta Microhíbrida. Clínica – Int J Braz Dent. 2008;7(4):245- 49.

8. Carvalho NR, Brasil CMV, Mota CCBO, Teixeira HM, Beatrice LCS, Nascimento ABL. Clareamento Caseiro Supervisionado: Revisão de Literatura. Clínica – Int J Braz Dent. 2008;7(3):178-83.

9. Queiroz APG, Goyatá FR, Ferreira TRFZ, Ferreira ACR. Estética em Dentes Anteriores: Clareamento Dental e Resina Composta- Relato de Caso Clínico. Dent Sci. 2008;2(8):281- 90.

10. Goyatá FR, Oliveira RS, Ferreira TRFZ, Goyatá LFR, Gilson, JGR. Fratura Dental e Fluorose: Reabilitação Estética e Funcional com Resina Composta- Relato de Caso Clínico. Clínica – Int J Braz Dent. 2009; 5(3):172-79.

11. Manta GF, Goyatá FR, Bertoldo SL. Restabelecimento do Sorriso com Clareamento Dental, Resina Composta e Facetas em Cerâmicas. Int J Dent. 2011;7(2):148-54.

12. Goyatá FR, Costa HV, Marques LHG, Barreiros ID, Lanza CRM, Novaes Jr JB, Moreno A. Remodelação Estética do Sorriso com Resina Composta e Clareamento Dental em Paciente Jovem – Relato de Caso Clínico. Arch Health Invet. 2017;6(9):408-13.

autoria
do caso

Kélisson Duarte Reis
Ludmila Honorato Bertoldo
Bruno Botrel
Frederico dos Reis Goyatá

Produto
em Destaque

pola office+

CASOS CLÍNICOS
RELACIONADOS

Soluções estéticas diretas com resinas compostas em dentes anteriores com restaurações extensas

Leia Mais >>

Técnica de clareamento dental em consultório para dentes vitais

Leia Mais >>

Restaurações em pré-molares superiores com resina Aura Bulk-Fill

Leia Mais >>

Utilização da Resina Composta Aura para substituir facetas deficientes

Leia Mais >>

Clareamento com Pola Night e restaurações anteriores com sistema Zipbond / Aura

Leia Mais >>

Clareamento caseiro em paciente com caninos mais saturados - Descrição da técnica: Parte A

Leia Mais >>