Técnica associada de clareamento dental para resultados rápidos e efetivos

INTRODUÇÃO:

Previamente ao tratamento com agentes clareadores dentários, é de fundamental importância o diagnóstico da origem do escurecimento e manchas, afim de se analisar as limitações do caso e chance de sucesso do tratamento clareador. Diferentes agentes são capazes de causar o manchamento, como aqueles de origem externa (café, chá, vinho), interna (hemorragia interna, trauma, necrose pulpar), ou ainda pelo uso indiscriminado de medicamentos (tetraciclina) ou fluoretos. Quanto mais superficial for o manchamento, maiores as chances de sucesso. Assim, o presente artigo tem objetivo de relatar a técnica de clareamento de consultório associada ao clareamento caseiro com os agentes claredores Polaoffice+ e Poladay.

RELATO DE CASO:

Paciente jovem, 21 anos, gênero feminino, modelo profissional, compareceu ao consultório odontológico com o desejo de ter dentes mais brancos que valorizassem a sua profissão (Figura 1). A paciente foi esclarecida quanto a não necessidade de tratamento com facetas/lentes de contato, pois seus dentes se apresentavam hígidos, simétricos e harmônicos. O tratamento escolhido foi o clareamento dentário de consultório com Polaoffice+ (uma sessão) associado ao clareamento caseiro com Poladay 9,5%. O registro de cor inicial foi A2.

Figura 1. Paciente jovem, modelo profissional, compareceu ao consultório odontológico com o desejo de ter dentes mais brancos que valorizassem a sua profissão.

Inicialmente, utilizou-se o afastador labial Optragate para promover o afastamento dos lábios e bochechas do contato com o agente clareador. Este afastador labial é descartável e acompanha o kit do Polaoffice+. Diferente de outros afastadores de lábio, ele tem a vantagem de deixar os lábios totalmente protegidos e isolados. Para prevenir sensibilidade durante o clareamento, o gel dessensibilizante Soothe foi aplicado por 2 minutos (Figura 2). Em seguida, a barreira gengival foi aplicada sobre a margem gengival e fotopolimerizada por 20 segundos. A completa polimerização da barreira gengival foi verificada com uma sonda exploradora para assegurar a não infiltração do gel clareador. A ponta misturadora foi acoplada à seringa do gel clareador, e uma fina camada de Polaoffice+ (peróxido de hidrogênio a 37.5%) foi aplicada sobre toda a superfície vestibular dos dentes a serem clareados (Figura 3). Após 8 minutos, procedeu-se à sucção do gel com uma ponta aspiradora cirúrgica. A aplicação do gel clareador foi repetida por mais 3 vezes. Após a última aplicação, todo o gel foi aspirado, lavado com água e secado com sugador. Finalmente, a barreira gengival foi removida. O resultado imediato após a sessão de consultório foi a cor A1 (Figura 4).

Figura 2. Para prevenir sensibilidade durante o clareamento, o gel dessensibilizante Soothe foi aplicado por 2 minutos.

Figura 3. Uma fina camada de Polaoffice+ (peróxido de hidrogênio a 37.5%) foi aplicada sobre toda a superfície vestibular dos dentes a serem clareados.

Figura 4. Comparativo do registro inicial (A3) e após sessão de consultório (A1).

Para realização do clareamento caseiro, moldou-se as arcadas superior e inferior com alginato para confecção das moldeiras. A paciente foi orientada a colocar uma pequena quantidade de gel dentro de cada seção da moldeira correspondente ao dente a ser clareado, mais especificamente na face vestibular. O produto utilizado foi o Poladay 9,5% (peróxido de hidrogénio a 9,5%), uma vez ao dia por 30 minutos. Durante o tratamento, não houve relato de sensibilidade. O resultado final do tratamento clareador foi uma mudança significativa de cor, passando de A3 para B1 (Figuras 5).

Figura 5. O resultado final do tratamento clareador foi uma mudança significativa de cor, passando de A3 para B1.

Figura 6. Registro final de cor (B1).

Figura 7. 

Figura 8. 

CONCLUSÃO

O clareamento dental mostra-se uma excelente opção de tratamento conservador em situações nas quais o paciente não está satisfeito com a cor do elemento dentário, mas apresenta dentes hígidos, bem alinhados e em harmonia com a face. Nesse caso específico, a paciente buscava resultados rápidos, não apresentava histórico de sensilidade e não se adaptou a dormir com a moldeira em tratamentos anteriores. Por isso, a escolha pelo Poladay 9,5% uma vez ao dia por 30 minutos.

REFERÊNCIAS

Carey CM. Tooth whitening: what we now know. J Evid Based Dent Pract. 2014;14 Suppl:70-6. 

HIRATA R. Tips – Dicas em Odontologia Estética. Ed. Artes Médicas, 2010.

Kwon SR, Wertz PW. Review of the Mechanism of Tooth Whitening. J Esthet Restor Dent. 2015;27(5):240-57.

autoria
do caso

Arcelino Farias Neto

Produto
em Destaque

pola office+
pola day

CASOS CLÍNICOS
RELACIONADOS

Restaurações em pré-molares superiores com resina Aura Bulk-Fill

Leia Mais >>

Utilização da Resina Composta Aura para substituir facetas deficientes

Leia Mais >>

Clareamento com Pola Night e restaurações anteriores com sistema Zipbond / Aura

Leia Mais >>

Clareamento caseiro em paciente com caninos mais saturados - Descrição da técnica: Parte A

Leia Mais >>

Clareamento caseiro para preparar o paciente antes de procedimentos restauradores

Leia Mais >>

Clareamento caseiro em paciente com caninos mais saturados - Descrição da técnica: Parte B

Leia Mais >>