Restauração em dente decíduo com Resina Composta STELA autopolimerizável em cápsula

INTRODUÇÃO

A praticidade clínica dos sistemas restauradores é de suma relevância na odontopediatria, pois permite a redução do tempo de atendimento e auxilia no manejo do comportamento infantil. O sistema restaurador de resina composta STELA (SDI), apresentado em cápsula, destaca-se por sua simplicidade, exigindo apenas a aplicação do primer. Essa característica, aliada à sua apresentação em cápsula, de ampla utilização na odontopediatria, facilita os protocolos de restauração além ser uma resina de única camada (BULK) e por ser autopolimerízavel, tornando-a uma excelente opção para dentes decíduos.

CASO CLÍNICO

Paciente de 5 anos de idade compareceu à clínica de especialização em Odontopediatria da ABO -Taguatinga em Brasília, o dente 74 possuía duas cavidades, uma na face oclusal/mesial, proveniente de falha de restauração de cimento de ionômero de vidro anterior e outra na oclusal/distal, essa uma lesão cariosa nova, com profundidade importante na distal e menos profunda na oclusal. Após exame radiográfico, descartada a endodontia por ausência de lesão interadicular e sintomatologia dolorosa, indicou-se a restauração com resina composta direta, optando pelo sistema em cápsula STELA (SDI).

O sistema restaurador simplificado da Stela, com aplicação em uma única camada, assegura um processo mais fácil, polimerização completa do material em toda a cavidade e uma forte ligação adesiva, graças ao Primer Stela autocondicionante, que facilita a reação de polimerização na área de contato com a cavidade. A consistência fluida e o escoamento adequado da Stela Automix permitem uma boa adaptação à cavidade, evitando bolhas e falhas na união com a cavidade. A baixa contração durante a polimerização e o alto grau de conversão previnem a sensibilidade após o procedimento. O efeito camaleão, que imita a cor do dente, proporciona um excelente resultado estético e funcional, melhorando a satisfação e a qualidade de vida do paciente.

Figura 1: Aspecto da cavidade após remoção seletiva do tecido cariado.

Figura 2: Colocação da matriz metálica e cunha

Figura 3: Aplicação do Primer 5s

Figuras 4A e 4B: Inserção e acomodação da resina

Figura 5: Aspecto final

autoria
do caso

Edélcio Garcia Júnior

Produto
em Destaque

stela

CASOS CLÍNICOS
RELACIONADOS

Restauração em dente decíduo com Resina Composta STELA autopolimerizável em cápsula

Leia Mais >>

Soluções estéticas diretas com resinas compostas em dentes anteriores com restaurações extensas

Leia Mais >>

Técnica de clareamento dental em consultório para dentes vitais

Leia Mais >>

Restaurações em pré-molares superiores com resina Aura Bulk-Fill

Leia Mais >>

Utilização da Resina Composta Aura para substituir facetas deficientes

Leia Mais >>

Clareamento com Pola Night e restaurações anteriores com sistema Zipbond / Aura

Leia Mais >>