Paciente do sexo masculino, 33 anos procurou atendimento clínico no Hospital Odontológico/Faculdade de Odontologia da UFU apresentando sensibilidade ao frio e acúmulo de alimento no dente 46 causada por lesão de cárie com cavitação.
Após exame clínico e radiográfico foi verificada restauração insatisfatória e lesão de carie no dente 46 com cavitação, porém com vitalidade pulpar. Foi proposto a remoção da restauração insatisfatória, remoção do tecido afetado pela lesão de cárie e posterior restauração direta com resina composta bulk-fill autopolimerizável em cápsula, Stela Automix, SDI.
O protocolo restaurador simplificado da Stela com inserção em incremento único garante simplificação de processo, garantia de efetiva polimerização do material em toda extensão da cavidade e boa integração adesiva gerada pelo Primer Stela autocondicionante e mediador da reação da polimerização na interface com a cavidade. A fluidez e escoamento adequado da Stela Automix garante boa adaptação à cavidade sem geração de bolhas e falhas na interface com a cavidade. A baixa contração de polimerização e o bom grau de conversão garantem ausência de sensibilidade pós-operatória. O efeito camaleão que mimetiza a cor da estrutura gera bom resultado estético com resultado estético e funcional que gerou satisfação e qualidade de vida ao paciente.
Fig. A: Vista oclusal primeiro molar inferior com restauração insatisfatória. Fig. B: Vista vestibular de restaurações insatisfatórias. Fig. C: Vista lingual demonstrando cavitação por lesão de cárie ativa gerando sensibilidade e insatisfação do paciente.
Fig. A: Isolamento absoluto do campo operatório e uso de grampo B4 e afastamento com fita Teflon para viabilizar acesso a cavidade preparada. Fig. B: Retração do lençol de borracha na face lingual, gerando acesso a cavidade preparada. Fig. C: Retração do lençol de borracha na face vestibular gerando acesso ao término da cavidade subgengival.
Aplicação ativa do sistema adesivo Stela Primer (SDI) esfregando na cavidade ativamente por 5s usando microaplicador Points (SDI).
Leve jato de ar para remoção do solvente do Stela Primer (SDI).
Fig. A: Injeção do material na seringa de automistura da pasta base e catalisadora descartando pequena porção inicial da resina composta antes da inserção na cavidade. Fig. B: Adaptação da configuração da ponteira metálica para melhor posicionamento durante inserção da resina Stela Automix (SDI) na cavidade, iniciando pela parede de fundo e áreas de maior retenção. Fig. C: Remoção lenta da ponteira à medida que a resina composta é injetada lentamente para evitar bolhas.
Fig. A: Aguarde 4 minutos para presa química da resina composta bulk-fill autopolimerizável Stela (SDI), seguido da aplicação de camada de gel hidrossolúvel para inibir a camada superficial de oxigênio. Fig. B: Dente totalmente coberto com a camada de gel hidrossolúvel. Fig. C: Restauração finalizada após definição da anatomia oclusal usando ponta diamantada de granulação fina.
Aspecto final do dente 46 após acabamento e polimento, demostrando devolução da forma e função no dente com bom resultado estético.