Entre em contato

|

Siga-nos nas redes sociais

Restauração direta com resina composta bulk-fill autopolimerizável

Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Faculdade de Odontologia
Universidade Federal de Uberlândia, MG, Brasil

Paciente do sexo feminino, 30 anos procurou atendimento clínico no Hospital Odontológico/Faculdade de Odontologia da UFU apresentando sensibilidade ao ingerir alimentos gelados e desconforto por fratura da restauração do dente 36. 

Após exame clínico e radiográfico foi verificada restauração insatisfatória sem lesão de carie ativa. Foi proposto a remoção da restauração insatisfatória, e posterior restauração direta com resina composta bulk-fill autopolimerizável em cápsula, Stela Capsule, SDI.

A restauração foi realizada com aplicação do Primer Stela, SDI de forma ativa. A cápsula da resina composta bulk-fill autopolimerizável Stela Capsule, SDI foi manipulada 10 s em amalgamador Ultramat S, SDI. A capsula é inserida no aplicar de cápsula, o mesmo que usamos para aplicar o RIVA, em um único incremento. Ou seja, apenas dois passos que simplifica o processo. A cura química sem a presença de amina terciária do material em toda extensão da cavidade, garante efetiva polimerização independente da profundidade da cavidade. Sendo, portanto, uma resina composta bulk-fill de verdadeiro incremento único.  A boa integração adesiva e efetiva polimerização em toda extensão da interface com a estrutura dental é mediada pelo Primer Stela autocondicionante. A resina composta bulk fill autopolimerizável Stela em cápsula apresenta ainda menor tensão de contração de polimerização. A estética é obtida pela mimetização da cor da estrutura dental adjacente, resultando resultado estético e funcional confirmado pela satisfação do paciente. 

Legendas das imagens 

  1. A. Vista oclusal primeiro molar inferior esquerdo com restauração insatisfatória apresentando fratura e exposição dentinária que resultava em sensibilidade e insatisfação do paciente por retenção de alimento. 
  2. Isolamento absoluto do campo operatório. 
  3. Cavidade demonstrando dentina reacional com esmalte em todo ângulo cavosuperficial.
  4. Condicionamento seletivo do esmalte com ácido fosfórico a 37% – Super Etch, SDI por 30 s. Seguido da lavagem com jato de ar/água e secagem com papel absorvente. 
  5. Aplicação ativa do sistema adesivo Stela Primer (SDI) esfregando na cavidade ativamente por 3 s usando microaplicador Points (SDI)
  6. Leve jato de ar para remoção do solvente do Stela Primer (SDI).
  7. Após manipulação da cápsula em amalgamador Ultramat S – SDI, por 10 s, a resina composta Stela Capsule (SDI) é inserida na cavidade, iniciando pela parede de fundo e áreas de maior retenção. 
  8. A ponteira da cápsula é removida lentamente à medida que a resina composta é injetada para evitar bolhas. Com uma espátula condensadora foi adaptado o material à cavidade.
  9. Com uma espátula a escultura oclusal é definida e aguarda-se 4 minutos para presa química da resina composta bulk-fill autopolimerizável Stela Capsule (SDI), seguido da aplicação de camada de gel hidrossolúvel para inibir a camada superficial de oxigênio; 
  10. Restauração finalizada após definição da anatomia oclusal usando ponta diamantada de granulação fina, mostrando perfeita harmonização da cor com as estruturas adjacentes e bom resultado estético.
  11. Aspecto final do dente após acabamento e polimento, demostrando efetiva restauração da forma, e estética com satisfação do paciente.

autoria
do caso

Maryuri Del Carmen Macias Bautista
Carlos José Soares
Airin Karelys Avendaño Rondón
Maribí Isomar Terán

Produto
em Destaque

ultramat
stela

CASOS CLÍNICOS
RELACIONADOS

Reanatomização Estética Anterior Com Resina Composta

Leia Mais >>

Substituição de Facetas em Resina com Formato Insatisfatório

Leia Mais >>

Restauração direta com resina composta bulk-fill autopolimerizável

Leia Mais >>

Restaurações em dentes posteriores

Leia Mais >>

Restauração direta com resina composta Stela Automix

Leia Mais >>

Reanatomização de dentes anteriores com resina composta

Leia Mais >>