Paciente do sexo feminino, 30 anos procurou atendimento clínico no Hospital Odontológico/Faculdade de Odontologia da UFU apresentando sensibilidade ao ingerir alimentos gelados e desconforto por fratura da restauração do dente 36.
Após exame clínico e radiográfico foi verificada restauração insatisfatória sem lesão de carie ativa. Foi proposto a remoção da restauração insatisfatória, e posterior restauração direta com resina composta bulk-fill autopolimerizável em cápsula, Stela Capsule, SDI.
A restauração foi realizada com aplicação do Primer Stela, SDI de forma ativa. A cápsula da resina composta bulk-fill autopolimerizável Stela Capsule, SDI foi manipulada 10 s em amalgamador Ultramat S, SDI. A capsula é inserida no aplicar de cápsula, o mesmo que usamos para aplicar o RIVA, em um único incremento. Ou seja, apenas dois passos que simplifica o processo. A cura química sem a presença de amina terciária do material em toda extensão da cavidade, garante efetiva polimerização independente da profundidade da cavidade. Sendo, portanto, uma resina composta bulk-fill de verdadeiro incremento único. A boa integração adesiva e efetiva polimerização em toda extensão da interface com a estrutura dental é mediada pelo Primer Stela autocondicionante. A resina composta bulk fill autopolimerizável Stela em cápsula apresenta ainda menor tensão de contração de polimerização. A estética é obtida pela mimetização da cor da estrutura dental adjacente, resultando resultado estético e funcional confirmado pela satisfação do paciente.
Fig. 01: Vista oclusal do primeiro molar inferior esquerdo com restauração insatisfatória apresentando fratura e exposição dentinária que resultava em sensibilidade e insatisfação do paciente por retenção de alimento.
Fig. 02: Isolamento absoluto do campo operatório.
Fig. 03: Cavidade demonstrando dentina reacional com esmalte em todo ângulo cavo superficial.
Fig. 04: Condicionamento seletivo do esmalte com ácido fosfórico a 37% – Super Etch, SDI por 30 s. Seguido da lavagem com jato de ar/água e secagem com papel absorvente.
Fig. 05: Aplicação ativa do sistema adesivo Stela Primer (SDI) esfregando na cavidade ativamente por 3 s usando microaplicador Points (SDI).
Fig. 06: Leve jato de ar para remoção do solvente do Stela Primer (SDI).
Fig. 07: Após manipulação da cápsula em amalgamador Ultramat S – SDI, por 10 s, a resina composta Stela Capsule (SDI) é inserida na cavidade, iniciando pela parede de fundo e áreas de maior retenção.
Fig. 08: A ponteira da cápsula é removida lentamente à medida que a resina composta é injetada para evitar bolhas. Com uma espátula condensadora foi adaptado o material à cavidade.
Fig. 09: Com uma espátula a escultura oclusal é definida e aguarda-se 4 minutos para presa química da resina composta bulk-fill autopolimerizável Stela Capsule (SDI), seguido da aplicação de camada de gel hidrossolúvel para inibir a camada superficial de oxigênio.
Fig. 10: Restauração finalizada após definição da anatomia oclusal usando ponta diamantada de granulação fina, mostrando perfeita harmonização da cor com as estruturas adjacentes e bom resultado estético.
Fig. 11: Aspecto final do dente após acabamento e polimento, demonstrando efetiva restauração da forma, e estética com satisfação do paciente.