RELATO DE CASO:
Paciente M. E. S. F., 8 anos de idade, sexo feminino, compareceu à Clínica Odontológica da Universidade Tiradentes apresentando lesão cariosa na face oclusal do dente 75, conforme figura 01. Optou-se pelo Tratamento Restaurador Atraumático (ART) da unidade com cimento de ionômero de vidro encapsulado modificado por resina (RIVA LIGHT CURE – SDI) de acordo com “protocolo de uso – passo a passo” descrito abaixo, ilustrado pelas figuras 02 a 10.
Fig. 3 – Aspecto da cavidade após remoção parcial de tecido cariado na parede pulpar e remoção total nas paredes circundantes
PROTOCOLO DE USO:
- Remoção do tecido cariado com uso de instrumento manual afiado (Figura 2)
- Aspecto da cavidade após remoção do tecido cariado (Figura 3)
- Aplicação com o microaplicador (POINTS-SDI) do condicionador de dentina (RIVA CONDITIONER-SDI) por 10 segundos para melhorar a energia de superfície da cavidade e permitir melhor escoamento do ionômero de vidro na cavidade (Figura 4)
- Ativação da cápsula de ionômero de vidro (RIVA LIGHT CURE-SDI) manualmente, pressionando o êmbolo na parte posterior da cápsula (Figura 6)
- A cápsula ativada é colocada, então, no mixador de cápsulas (ULTRAMAT-SDI) para ser feita a manipulação mecânica do ionômero por 10 segundos (Figura 7)
- A cápsula do ionômero é encaixada em aplicador específico (SDI) para que possa ser inserido o ionômero na cavidade (Figura 8)
- Preenchimento da cavidade com o RIVA LIGHT CURE (Figura 9)
- Fotopolimerização com RADDI CAL-SDI por 20 segundos (Figura 10)
- Aplicação do selante de superfície (RIVA COAT-SDI) com microaplicador (POINTS-SDI) para proteção do ionômero de vidro (Figura 11)
- Fotopolimerização do mesmo com RADDI CAL-SDI por 20 segundos (Figura 12)
- Ajuste oclusal (Figura 13)
- Aspecto final da restauração de ionômero de vidro encapsulado RIVA LIGHT CURE (Figura 14)