Entre em contato

|

Siga-nos nas redes sociais

Remodelação estética dos dentes anteriores superiores com resina composta

Um sorriso é considerado esteticamente agradável quando os dentes estão bem alinhados e corretamente posicionados. As alterações dentais mais comuns, que podem interferir na estética do sorriso, estão relacionadas às alterações na forma, no tamanho, na posição, na cor e na textura, sobretudo nos dentes anteriores superiores. Dentes brancos e alinhados são fatores determinantes na estética facial e contribuem para o bem estar do indivíduo. As alterações de cor dos dentes podem estar relacionadas a fatores endógenos ou fatores exógenos. É importante que o cirurgião dentista possa fazer um bom diagnóstico e daí estabelecer possibilidades de tratamento. Desde o surgimento do clareamento dental, tem-se estudado diversas alternativas para o tratamento de dentes com manchamento e os efeitos destes procedimentos sobre a estrutura dental.

Após o clareamento dental, o cirurgião-dentista pode planejar uma remodelação estética com resina composta pela técnica direta e incremental com excelente previsibilidade e resultados clínicos. A técnica deve ser sempre executada a partir de um planejamento criterioso com modelos de estudo e enceramento diagnóstico. Desta forma, será possível estabelecer um prognóstico favorável para os pacientes.

Este trabalho teve como objetivo relatar um caso clínico, no qual foi realizado o clareamento dentário da arcada superior e inferior com a remodelação em resina composta dos dentes anteriores superiores.

RELATO DE
CASO CLÍNICO

Paciente jovem do gênero feminino, compareceu à Clínica Integrada III da Faculdade de Odontologia solicitando melhorar a estética do seu sorriso. Ao exame clínico observou-se agenesia do dente e reposicionamento ortodôntico de um dente, outro dente com formato conóide e saúde dental e periodontal geral. Também foi avaliado a saúde oclusal da paciente, que apresentou boa relação maxilo-mandibular num sentido vertical e horizontal.

Foi proposto à paciente a realização de um tratamento restaurador minimamente invasivo, iniciando-se com o clareamento dental e gengivoplastia estética. Após o acompanhamento pós cirúrgico, foi realizada a remodelação estética dos dentes anteriores superiores com resina composta pela técnica restauradora direta.

A partir dos modelos de estudo e do enceramento diagnóstico foi realizado o ensaio restaurador (Mock up) com resina bisacrílica para que a paciente pudesse verificar o prognóstico do tratamento e autorizá-lo. Realizou-se os desgastes seletivos do esmalte para proporcionar uma reanatomização dos dentes e o isolamento do campo operatório. A seguir, o esmalte dentário foi condicionado com ácido fosfórico por 30 segundos, lavou-se por 30 segundos e aplicou-se quatro camadas do sistema adesivo e fotoativação por 40 segundos.

Seguiu-se com a técnica restauradora em incrementos de resina composta iniciando-se pela reconstrução da face palatina dos seis dentes em questão com resina, aplicando uma camada bem fina para promover maior efeito de translucidez. Em seguida, foram inseridos incrementos de resina composta relativos à dentina com a resina e fotoativação. Para finalizarmos o procedimento restaurador aplicou-se as últimas camadas de resina relativo ao esmalte vestibular com a resina e determinação da escultura e textura finais. Removeu-se o isolamento absoluto, procedeu-se ao acabamento inicial com broca carbide multilaminada, pontas de borracha abrasivas e escova de carbeto de silício. Decorridos 14 dias, realizou-se o polimento final com pontas de borracha, escova de carbeto de silício e pastas diamantadas e discos de feltro.

DISCUSSÃO

Associar as técnicas clareadoras de consultório e caseira proporcionará a obtenção de resultados clínicos mais satisfatórios e com maior longevidade se comparados a uma ou outra técnica realizada de forma única. 

Neste trabalho optou-se pelo clareamento em consultório com peróxido de hidrogênio a 35% em sessão única com 03 aplicações de 08 minutos e o clareamento caseiro assistido pelo dentista por um período de quatro semanas com peróxido de carbamida a 16% por 2 horas diárias com o objetivo de conseguir um melhor resultado clínico a longo prazo e promover uma clareação dentária eficaz a fim de satisfazer aos anseios da paciente.

O planejamento correto e a transferência das novas formas dentais previamente nos modelos de estudo encerados é fundamental para possibilitar previsibilidade e, com os guias em silicone, proporcionar ao profissional a realização do ensaio restaurador ou “Mock up”, bem como orientar os desgastes dentais seletivos e a técnica restauradora direta com resina composta. Neste trabalho, todo este protocolo foi seguido, o que foi decisivo para a obtenção de um resultado clínico estético excepcional.

Dentre as possibilidades de tratamento restaurador estético na clínica dentária, a técnica direta com resina composta destaca-se devido ao seu excelente potencial para devolver função e estética com tempo clínico reduzido e baixo custo ao paciente. O emprego de resinas compostas com diferentes graus de opacidade e translucidez e a simplicidade da resina utilizada neste trabalho favoreceram a técnica de estratificação e culminaram com resultados próximos às características de forma, cor e naturalidade da estrutura dental. No referido trabalho, utilizou-se resinas compostas com diferentes níveis de opacidade e translucidez.

CONSIDERAÇÕES
FINAIS

Foi possível restabelecer a função e a estética do sorriso, reanatomizando as formas dentais alteradas, melhorando a cor dos dentes, bem como a arquitetura gengival. 

A técnica restauradora com a resina composta Aura se mostrou muito simples e factível a todos os cirurgiões dentistas com resultado estético excelente, tanto sob os aspectos da cor, opacidade e translucidez quanto a textura e polimento obtidos com a metodologia descrita. Podemos devolver ao paciente o bem-estar no convívio social e comprovar a importância de um planejamento correto para o tratamento.

Dentre as possibilidades de tratamento restaurador estético na clínica dentária, a técnica direta com resina composta destaca-se devido ao seu excelente potencial para devolver função e estética com tempo clínico reduzido e baixo custo ao paciente. 

O emprego de resinas compostas com diferentes graus de opacidade e translucidez e a simplicidade da resina utilizada neste trabalho favoreceram a técnica de estratificação e culminaram com resultados próximos às características de forma, cor e naturalidade da estrutura dental. No referido trabalho, utilizou-se resinas compostas com diferentes níveis de opacidade e translucidez.

REFERÊNCIAS

1. Louro RL, Galase DR, Moscon RM. Proporção Áurea no Restabelecimento de Um Sorriso Harmonioso. R Bras Pesqui Saúde. 2009;11(2):49-59.
2. Holanda DBV, Simões DMS, Khalili. Recontorno Cosmético em Dentes Anteriores Superiores: Relato de Caso Clínico. R Dent Press Estét. 2006; 3(1):49-58.
3. Marson FC, Sensi LG, Araújo FO, Andrada MAC, Araújo E. Na Era do Clareamento Dentário a Laser Ainda Existe Espaço para o Clareamento Caseiro? R Dent Press Estét. 2006; 3(1):89-98.
4. Goyatá FR, Gilson JGR, Bello RF. Clareamento em Dentes Vitais: Associação de Técnicas – Relato de Caso Clínico. Dent Sci. 2011;5(13):29-36.
5. Paraíso MC, Ishiy E, Mariz ALA, Guimarães RP, Silva HV. Avaliação Clínica da Efetividade do Peróxido de Carbamida em Diferentes Concentrações para Clareamento de Dentes Vitalizados Naturalmente Escurecidos. R Odont. Clín. Científ. 2008;7(3):235-39.
6. Reichert LA, Sperotto V, Barbosa AN, Reston EG. Estudo Comparativo In Vitro da Eficácia de Clareadores para Uso em Moldeiras e em Consultório. R Stomatos. 2010; 16(31):14-22.
7. Marson FC, Sensi LG. Clareação de Dentes Vitalizados Através da Técnica de Consultório. R Dental Press Estét. 2007;4(3):52-63.
8. Boselli G, Pascotto RC. Incisivos Laterais Conóides: Diagnóstico, Planejamento e Tratamento Restaurador Direto. R Dent Press Estét. 2007;4(2):111-17.
9. Goyatá FR, Coelho AJM, Oliveira RS, Ferreira TZF. Fechamento de Diastemas com Resina Composta Microhíbrida. R Dent Press Estét. 2007;4(3):24-33.
10. Goyatá FR, Oliveira RS, Ferreira TFRZ, Rodrigues CRT, Gilson JGR. Fechamento de Diastema com Resina Composta Microhíbrida. Clínica – Int J Braz Dent. 2008;7(4):245-49.
11. Carvalho NR, Brasil CMV, Mota CCBO, Teixeira HM, Beatrice LCS, Nascimento ABL. Clareamento Caseiro Supervisionado: Revisão de Literatura. Clínica – Int J Braz Dent. 2008;7(3):178-83.
12. Queiroz APG, Goyatá FR, Ferreira TRFZ, Ferreira ACR. Estética em Dentes Anteriores: Clareamento Dental e Resina Composta- Relato de Caso Clínico. Dent Sci. 2008;2(8):281-90.
13. Goyatá FR, Oliveira RS, Ferreira TRFZ, Goyatá LFR, Gilson, JGR. Fratura Dental e Fluorose: Reabilitação Estética e Funcional com Resina Composta- Relato de Caso Clínico. Clínica – Int J Braz Dent. 2009; 5(3):172-79.
14. Manta GF, Goyatá FR, Bertoldo SL. Restabelecimento do Sorriso com Clareamento Dental, Resina Composta e Facetas em Cerâmicas. Int J Dent. 2011;7(2):148-54. 
15. Goyatá FR, Costa HV, Marques LHG, Barreiros ID, Lanza CRM, Novaes Jr JB, Moreno A. Remodelação Estética do Sorriso com Resina Composta e Clareamento Dental em Paciente Jovem – Relato de Caso Clínico. Arch Health Invet. 2017;6(9):408-13.

autoria
do caso

Frederico dos Reis Goyatá

Produto
em Destaque

super etch
Artboard 1

CASOS CLÍNICOS
RELACIONADOS

Uso Do Diamino Fluoreto De Prata Riva Star Aqua 38% No Tratamento Da Lesão De Carie

Leia Mais >>

Clareamento Dental e Substituição de Restaurações para Melhorar a Estética do Sorriso

Leia Mais >>

Clareamento de Dentes Vitais Com Peróxido de Hidrogênio de Alta e Baixa Concentração: Relato de Caso Clínico

Leia Mais >>

Reanatomização Estética Anterior Com Resina Composta

Leia Mais >>

Clareamento de consultório resultado de excelência em apenas 2 sessões

Leia Mais >>

Restaurações posteriores com sistema Zipbond e Aura Bulk Fill

Leia Mais >>