Entre em contato

|

Siga-nos nas redes sociais

Reanatomização Estética Anterior Com Resina Composta

INTRODUÇÃO

A doença cárie é considerada a mais comum da infância. Como fatores preditores, podemos citar a dieta rica em carboidratos fermentáveis, presença de bactérias no biofilme dental, hábitos de higiene bucal, entre outros. Quando não tratada, pode ocasionar dor, disfunção e até mesmo prejudicar a realização de atividades diárias básicas.

Com o avanço da ciência um dos agentes de controle de cárie que tem se mostrado eficaz é o diamino fluoreto de prata (DFP), produto com propriedades preventivas e cariostáticas, indicado para pacientes com alto risco e atividade de cárie, situação comum na clínica odontopediátrica.

O diamino fluoreto de prata age tanto na porção inorgânica do elemento dentário quanto na porção orgânica, sendo o fluoreto de sódio responsável pela parte mineral, que é a hidroxiapatita, e o nitrato de prata pela porção orgânica das proteínas.

A redução de bactérias cariogênicas obtida pelo selamento cavitário e aplicação de agentes cariostáticos é uma etapa importante que antecede o tratamento odontológico reabilitador. Assim, a associação entre cariostático e tratamento restaurador atraumático é um opção terapêutica de grande valor, principalmente nas crianças portadores de cárie de acometimento precoce.

O objetivo do relato foi mostra o tratamento de lesões de cárie o Riva Star Aqua 38% da SDI.

RELATOS E CASO:

Paciente A.M.J, sexo masculino, 7 anos, sem alterações sistêmicas e com saúde bucal regular, acompanhado pela mãe que relatou que a criança tinha carie nos dentes posteriores e que estava aumentando mesmo já tendo restaurado algumas vezes.

No exame clínico verificamos que os molares 74 e 75 apresentavam lesões de carie ativa sem comprometimento pulpar (Figura 1). Foi planejado junto com a família o tratamento com o cariostatico Riva Star Aqua a 38% da sdi (Figura 2) foi esclarecido aos pais todo procedimento bem como seus benefícios e desvantagens, onde o terno de consentimento livre e esclarecido foi assinado.

Figura 1 – Aspecto clínico inicial

Figura 2 – Riva Star Aqua

Figura 3 – Colocando 1 gota do DFP no recipiente

Após profilaxia previa, proteção dos tecidos moles com vaselina e isolamento relativo, aplicamos 1 gota do diamino fluoreto de prata (passo 1) com um points friccionando no dente 74 e 75, aguardado por 60 segundos (Figura 3 e 4).

Figura 4 –  Aplicação do produto no dente

Figura 5 – Iodeto de potássio

Após aguardar 60 segundos aplicamos o iodeto de potássio (passo 2) com outro points numa fina camada podendo repetir por até 5 vezes esse processo, para diminuir o efeito de escurecimento do dente (Figura 5 e 6 ). Removemos os excessos com papel absorvente e fazemos a secagem ou lavagem abundante caso tenha que fazer a restauração no mesma sessão.

Figura 6 – Aplicação do produto numa fina camada

Figura 7 – Resultado após 7 dias da aplicação e paralisação da lesão

Após a retorno e verificação da paralização da lesão, vamos para o processo de restauração dos dentes 74 e 75, usamos o ionômero de vidro Riva Self Cure – SDI.

Figura 8- Manipulção do Riva self Cure

Manipulação do material restaurador no ultramar s por 10 segundos, inserção da capsula no aplicador riva (Figura 8) e aplicação do ionômero químico na cavidade (Figura 9), com a espátula removemos os excessos e escupimos, ajustamos e protegemos o ionômero e finalizando a restauração dos dentes 74 e 75 (Figura 10).

Figura 9 – Aplicação do riva na cavidade

Figura 10 – Aspecto clínico final

CONCLUSÃO:

O uso do diamino fluoreto de prata Riva Star Aqua 38% tem apresentado sucesso clínico comprovado sendo uma técnica usada especialmente na prevenção e paralisação da cárie, facilitando o atendimento de crianças, devolvendo saúde e função para os dentes deciduos.

REFERÊNCIAS:

1.. Rocha C, Miasato JM, Farinhas J,
Schuller AF. Diamino fluoreto de prata:
uma opção em odontopediatria. JBP,
j bras. Odontopediatr. Odontol. Bebê
1999; 2(8):296-301.2. Juliana da Silveira GAIOTTO,
Rafael Amorim MARTINS, Angela
Cristina Cilense ZUANON. Uso do
diamino fluoreto de prata (DFP) no
atendimento odontopediátrico. Rev.
odontol. UNESP, vol.49, n Especial,
p.155, 2020.

3. RUSSO, M.; TOMATSU, J.; TAKAYAMA,
S.; HOLLAND JÚNIOR, C.; SUNDFELD
R. H.; CASTRO, M. A. M.; QUINTELLA
L. P. A. S.; MESTRENER S. R. Efeitos
da aplicação da solução de Diamino
fluoreto de prata a 38% em dentina
de dentes decíduos de cães. Revista
Brasileira de Odontologia, v. 43, n. 2, p.
14-19, 1986.

autoria
do caso

Luís Fernando Tenfen

Produto
em Destaque

Artboard 1

CASOS CLÍNICOS
RELACIONADOS

Reanatomização Estética Anterior Com Resina Composta

Leia Mais >>

Substituição de Facetas em Resina com Formato Insatisfatório

Leia Mais >>

Restauração direta com resina composta bulk-fill autopolimerizável

Leia Mais >>

Restaurações em dentes posteriores

Leia Mais >>

Restauração direta com resina composta Stela Automix

Leia Mais >>

Reanatomização de dentes anteriores com resina composta

Leia Mais >>