Reanatomização Estética Anterior Com Resina Composta

INTRODUÇÃO

As resinas compostas têm se tornado cada vez mais importantes na escolha de um material restaurador, principalmente no que se diz respeito a estética. Devido a sua versatilidade, policromia e propriedades mecânicas, é possível realizar intervenções cada vez menos invasivas através de acréscimos estratégicos do material possibilitando a alteração de cor, forma e harmonia do sorriso.

RELATOS E CASO:

Paciente jovem, sexo feminino, procurou o consultório odontológico se queixando do formato da borda dos dentes anteriores, pequeno espaço negro o entre os incisivos centrais e tamanho dos incisivos laterais. Ao realizar o exame clínico, foi constatado presença de um pequeno blackspace entre os incisivos centrais, desgaste na
borda incisal e leve desproporção dentária.
(Figura 01 e 02).

Figura 1

Figura 2

Foi proposto a paciente realizar reanatomização estética com acréscimos e facetas em resina composta nos dentes ântero-superiores através da técnica direta, que foi aceito pela paciente.

O primeiro passo foi realizar uma consulta prévia ao tratamento com enceramento diagnóstico para aprovação e motivação da paciente. Após o formato definido, foi feita a profilaxia e o mapeamento cromático dos dentes com eles ainda hidratados.

Para iniciar a técnica restauradora, foi utilizado o isolamento absoluto sem amarrias, pois não haveria necessidade de retração dos tecidos para levar resina até a região cervical. (Figura 3)

Figura 3

Em seguida, foi realizado o condicionamento ácido do esmalte por 30 segundos com ácido fosfórico 35% (Ultra-Etch, Ultradent) com proteção de fita teflon sobre os dentes não envolvidos. (Figura 04)

Figura 4

Após lavar e secar adequadamente os dentes, foi utilizado o adesivo universal (ZipBond Universal, SDI), e volatilizado os seus solventes conforme a orientação do fabricante. (Figura 05) As faces vestibular e palatina foram fotoativadas por 20 segundos cada.

Figura 5

Foi selecionada a resina de esmalte Aura E1 para a confecção das conchas palatinas através do guia palatino obtido pelo enceramento diagnóstico. (Figura 06 e 07).

Figura 6

Figura 7

Para a reprodução dos mamelos e volume incisal, foi selecionada a resina de dentina Aura DC3. (Figura 08)

Figura 8

Na camada final foi utilizada a resina de esmalte Aura E1 em incremento único. (Figura 09)

Figura 9

Na etapa de acabamento foram realizadas marcações das linhas que delimitam a área de sombra, luz e posição dos sulcos de desenvolvimento com lápis vermelho e azul (Faber Castell) afim de ajustar a anatomia. (Figura 10) Os ajustes foram obtidos com discos de sof-lex de granulação grossa (3M) e ponta multilaminada agulhada (American Burrs).

Figura 10

Para polimento das faces livres, foi utilizado a sequência de borrachas twist gloss (American Burrs) e pasta de polimento nanodiamantada Eagle Diamond (American Burrs) com disco de pelo de cabra. Para polimento das regiões proximais, foram utilizadas as tiras de lixa Epitex (GC) Fina e Extra-Fina.

CONCLUSÃO:

A utilização da resina composta está muito bem indicada para casos de modificação estética anterior devido a sua alta capacidade de mimetismo e preservação de estrutura dentária.

Figura 11

Figura 12

Figura 13

autoria
do caso

Luís Fernando Tenfen

Produto
em Destaque

ZIPBOND copy 2
Artboard 1

CASOS CLÍNICOS
RELACIONADOS

Soluções estéticas diretas com resinas compostas em dentes anteriores com restaurações extensas

Leia Mais >>

Técnica de clareamento dental em consultório para dentes vitais

Leia Mais >>

Restaurações em pré-molares superiores com resina Aura Bulk-Fill

Leia Mais >>

Utilização da Resina Composta Aura para substituir facetas deficientes

Leia Mais >>

Clareamento com Pola Night e restaurações anteriores com sistema Zipbond / Aura

Leia Mais >>

Clareamento caseiro em paciente com caninos mais saturados - Descrição da técnica: Parte A

Leia Mais >>