Entre em contato

|

Siga-nos nas redes sociais

Reanatomização Estética Anterior Com Resina Composta

INTRODUÇÃO

As resinas compostas têm se tornado cada vez mais importantes na escolha de um material restaurador, principalmente no que se diz respeito a estética. Devido a sua versatilidade, policromia e propriedades mecânicas, é possível realizar intervenções cada vez menos invasivas através de acréscimos estratégicos do material possibilitando a alteração de cor, forma e harmonia do sorriso.

RELATOS E CASO:

Paciente jovem, sexo feminino, procurou o consultório odontológico se queixando do formato da borda dos dentes anteriores, pequeno espaço negro o entre os incisivos centrais e tamanho dos incisivos laterais. Ao realizar o exame clínico, foi constatado presença de um pequeno blackspace entre os incisivos centrais, desgaste na
borda incisal e leve desproporção dentária.
(Figura 01 e 02).

Figura 1

Figura 2

Foi proposto a paciente realizar reanatomização estética com acréscimos e facetas em resina composta nos dentes ântero-superiores através da técnica direta, que foi aceito pela paciente.

O primeiro passo foi realizar uma consulta prévia ao tratamento com enceramento diagnóstico para aprovação e motivação da paciente. Após o formato definido, foi feita a profilaxia e o mapeamento cromático dos dentes com eles ainda hidratados.

Para iniciar a técnica restauradora, foi utilizado o isolamento absoluto sem amarrias, pois não haveria necessidade de retração dos tecidos para levar resina até a região cervical. (Figura 3)

Figura 3

Em seguida, foi realizado o condicionamento ácido do esmalte por 30 segundos com ácido fosfórico 35% (Ultra-Etch, Ultradent) com proteção de fita teflon sobre os dentes não envolvidos. (Figura 04)

Figura 4

Após lavar e secar adequadamente os dentes, foi utilizado o adesivo universal (ZipBond Universal, SDI), e volatilizado os seus solventes conforme a orientação do fabricante. (Figura 05) As faces vestibular e palatina foram fotoativadas por 20 segundos cada.

Figura 5

Foi selecionada a resina de esmalte Aura E1 para a confecção das conchas palatinas através do guia palatino obtido pelo enceramento diagnóstico. (Figura 06 e 07).

Figura 6

Figura 7

Para a reprodução dos mamelos e volume incisal, foi selecionada a resina de dentina Aura DC3. (Figura 08)

Figura 8

Na camada final foi utilizada a resina de esmalte Aura E1 em incremento único. (Figura 09)

Figura 9

Na etapa de acabamento foram realizadas marcações das linhas que delimitam a área de sombra, luz e posição dos sulcos de desenvolvimento com lápis vermelho e azul (Faber Castell) afim de ajustar a anatomia. (Figura 10) Os ajustes foram obtidos com discos de sof-lex de granulação grossa (3M) e ponta multilaminada agulhada (American Burrs).

Figura 10

Para polimento das faces livres, foi utilizado a sequência de borrachas twist gloss (American Burrs) e pasta de polimento nanodiamantada Eagle Diamond (American Burrs) com disco de pelo de cabra. Para polimento das regiões proximais, foram utilizadas as tiras de lixa Epitex (GC) Fina e Extra-Fina.

CONCLUSÃO:

A utilização da resina composta está muito bem indicada para casos de modificação estética anterior devido a sua alta capacidade de mimetismo e preservação de estrutura dentária.

Figura 11

Figura 12

Figura 13

autoria
do caso

Luís Fernando Tenfen

Produto
em Destaque

ZIPBOND copy 2
Artboard 1

CASOS CLÍNICOS
RELACIONADOS

Restauração Classe II M.O.D - Resina Stela

Leia Mais >>

Reabilitação com implante, laminado cerâmico e resina, usando Set PP e resinas

Leia Mais >>

Diamino Fluoreto de Prata + restauração dentária: há justificativa para essa associação?

Leia Mais >>

Restauração direta posterior com Luna 2 e Aura

Leia Mais >>

Clareamento dental com Pola Office+

Leia Mais >>

Técnica associada de clareamento dental para resultados rápidos e efetivos

Leia Mais >>