Entre em contato

|

Siga-nos nas redes sociais

Reabilitações Estéticas do Sorriso com Compósitos

A busca por um sorriso esteticamente agradável tem se tornado cada vez mais frequente na clinica diária. Hoje, com a facilidade de acesso a informação, os pacientes buscam alternativas de tratamentos mais conservadores para alcançar um sorriso agradável e harmônico. Posto isso, reabilitações estéticas do sorriso com compósitos tem se tornado uma tendencia, tendo como principais vantagens: preservação da estrutura dental, baixo custo em relação aos laminados cerâmicos e redução do tempo clínico necessário, além de alcançar resultados estéticos de excelência.

Relato de Caso

Paciente jovem, sexo feminino, compareceu ao consultório odontológico, relatando insatisfação com aparência estética dos seus dentes em relação a forma e tamanho.

Durante o exame clínico, constatou-se desgaste nas bordas incisais,  falta de proporção e desarmonia na curva do sorriso nos dentes 11, 12, 13, 21, 22 e 23. (Figuras 1 e 2)

O plano de tratamento proposto foi a realização de facetas em resina composta nos dentes antero-superiores na técnica direta, que foi aceito pela paciente. Após profilaxia previa e tomada de cor, foi realizado a técnica de isolamento absoluto sem grampos, afim de um controle mais efetivo do campo operatório proporcionando mais liberdade e conforto na abertura bucal da paciente. (Figura 3)
Na sequência foi realizado o condicionamento ácido do esmalte por 30s com ácido fosfórico 35% (Ultra-etch, Ultradent, EUA) protegendo os dentes não envolvidos com fita para isolamento (IsoTape, TDV) (Figura 4)
Após lavar e secar adequadamente os dentes, foi selecionado o sistema adesivo universal (ZipBond Universal, SDI), devidamente aplicado com micro aplicador (Points, SDI) e volatizado os seus solventes conforme a orientação o fabricante (Figuras 5, 6), iniciou-se o processo de fotoativação de cada dente por face vestibular e palatina em um tempo de 20 segundos cada. (Figura 7)
Como resina de dentina foi utilizado a resina composta cor XB (Luna 2, SDI) criando volume e construindo os mamelos (Figuras 8 e 9)
A camada final de esmalte foi utilizada a resina composta cor I (Luna 2, SDI) em camada única. Na etapa de acabamento foi realizado a marcação das linhas de transição entre área de luz e sombra (lápis azul, FABEL CASTEL) e linhas das 3 inclinações da face vestibular (lápis vermelho, FABEL CASTEL) a fim de ajustar a anatomia primária (Figura 10). Foi utilizado discos de lixa de granulação grossa (Praxis, TDV). Na sequência foi realizado as marcações na região médio-incisal afim de realizar uma depressão na área entre as cristas marginais (Figura 11). Foi utilizado Broca Carbide Esférica (número 10, PRIMA DENTAL) em peca reta. Para o Polimento foi utilizado discos aspirais (Jota do Brasil.)

Conclusão

A utilização de resinas compostas para procedimentos estéticos em dentes anteriores são uma excelente opção, proporcionando um resultado satisfatório, baixo custo e preservação dos tecidos dentais.

autoria
do caso

Alex Olivaldo
Renato Voss Rosa

Produto
em Destaque

ZIPBOND copy 2
Luna 2

CASOS CLÍNICOS
RELACIONADOS

Uso Do Diamino Fluoreto De Prata Riva Star Aqua 38% No Tratamento Da Lesão De Carie

Leia Mais >>

Clareamento Dental e Substituição de Restaurações para Melhorar a Estética do Sorriso

Leia Mais >>

Clareamento de Dentes Vitais Com Peróxido de Hidrogênio de Alta e Baixa Concentração: Relato de Caso Clínico

Leia Mais >>

Reanatomização Estética Anterior Com Resina Composta

Leia Mais >>

Clareamento de consultório resultado de excelência em apenas 2 sessões

Leia Mais >>

Restaurações posteriores com sistema Zipbond e Aura Bulk Fill

Leia Mais >>