Entre em contato

|

Siga-nos nas redes sociais

Reabilitação estética da arcada superior com Luna 2

A hipoplasia de esmalte é uma condição que pode afetar a aparência e a autoestima dos pacientes. Essa condição é caracterizada por uma má formação do esmalte dental, o que pode resultar em dentes com manchas, irregularidades, propensão a lesão cariosa e até mesmo sensibilidade. A insegurança ao sorrir é um dos principais incômodos relatados por pacientes com hipoplasia de esmalte, especialmente em casos em que os dentes anteriores são afetados.

Nesses casos, a resina composta pode ser uma opção de tratamento estético minimamente invasivo e eficaz. Neste relato de caso, descrevemos o passo a passo do procedimento restaurador estético em uma paciente jovem com hipoplasia de esmalte e insegurança ao sorrir. Através desse relato, buscamos compartilhar os resultados alcançados com a técnica de facetas em resina composta, além de enfatizar a importância do tratamento para a melhoria da qualidade de vida e autoestima do paciente.

Reproduzir vídeo

Confira o resultado extraordinário desse caso clínico!

Relato
de Caso

Paciente jovem, sexo feminino, compareceu ao consultório odontológico, com a queixa principal da aparência estética dos seus dentes em relação a cor.

Durante a anamnese, a paciente relatou ter passado por um quadro de meningite quando criança, bem na fase de formação dos dentes permanentes, em especial incisivos e primeiros molares.

Durante o exame clínico, constatou-se múltiplas restaurações com resina composta na face vestibular com alteração de cor e desarmonia na curva do sorriso nos dentes 11, 12, 13, 14, 21, 22, 23 e 24. 

Através de um planejamento digital e enceramento diagnóstico, o tratamento proposto foi a realização de facetas em resina composta nos dentes antero-superiores na técnica direta, que foi aceito pela paciente devido a rapidez e simplicidade do procedimento, assim como por ser uma técnica restauradora menos invasiva em relação ao preparo dental.

Após profilaxia prévia e tomada de cor, foi realizado a técnica de isolamento absoluto, a fim de um controle efetivo do campo operatório e segurança a paciente. 

Com o campo isolado, foi realizado a remoção de todas as restaurações antigas e checado a adaptação da guia palatina de silicone, confeccionada a partir do enceramento diagnóstico.

Na sequência foi realizado o condicionamento ácido do esmalte por 15s com ácido fosfórico 37% (Super Etch, SDI) protegendo os dentes não envolvidos com fita para isolamento (IsoTape, TDV) 

Depois de realizar a remoção de todo acido fosfórico, foi selecionado um sistema adesivo universal (ZipBond, SDI). Utilizou-se um micro aplicador (Points, SDI) para aplicar o sistema adesivo em toda a superfície dental condicionada e volatizar os solventes conforme orienta ao fabricante.

Em seguida foi iniciado a fotoativação de todos os elemento por 20 segundos cada face dental.

Com o auxílio da matriz palatina em silicona, foi confeccionado a concha palatina utilizando a resina composta cor B1 (Luna 2, SDI) (Figuras 8 e 9)

Foi selecionado a resina composta cor Xb (Luna 2, SDI) como camada de dentina criando volume e construindo os mamelos (Figuras 8 e 9)

Para a camada final, foi utilizada a resina composta cor I (Luna 2, SDI) em duas etapas. (Figura 10)

Na etapa de acabamento foi utilizado discos de lixa de granulação grossa (Praxis, TDV) e sequência de discos espirais (Twist- Gloss, AMERICAN BURRS)

Para o Polimento foi utilizado pasta de polimento (Opal- L, RENFERT) com escova (Pelo de cabra, AMERICAN BURRS)

Conclusão

Em conclusão, as facetas de resina são uma solução eficaz e acessível para melhorar tanto a função quanto a estética do sorriso. Através desse procedimento, a paciente foi capaz de recuperar sua autoconfiança e se sentir mais confortável com seu sorriso. As facetas de resina proporcionaram um resultado natural e duradouro, além de terem sido relativamente simples e não invasivas em comparação com outros procedimentos odontológicos. 

É importante destacar que, como em qualquer tratamento, é fundamental seguir as recomendações do dentista e manter uma boa higiene oral para garantir que o resultado obtido seja mantido por muito tempo. Em geral, as facetas de resina são uma opção excelente para quem deseja melhorar a aparência do sorriso de forma rápida, segura e eficaz.

autoria
do caso

Alex Olivaldo
Renato Voss Rosa

Produto
em Destaque

ZIPBOND copy 2
Luna 2

CASOS CLÍNICOS
RELACIONADOS

Uso Do Diamino Fluoreto De Prata Riva Star Aqua 38% No Tratamento Da Lesão De Carie

Leia Mais >>

Clareamento Dental e Substituição de Restaurações para Melhorar a Estética do Sorriso

Leia Mais >>

Clareamento de Dentes Vitais Com Peróxido de Hidrogênio de Alta e Baixa Concentração: Relato de Caso Clínico

Leia Mais >>

Reanatomização Estética Anterior Com Resina Composta

Leia Mais >>

Clareamento de consultório resultado de excelência em apenas 2 sessões

Leia Mais >>

Restaurações posteriores com sistema Zipbond e Aura Bulk Fill

Leia Mais >>