O paciente L.S, 30 anos, sexo masculino, compareceu ao consultório odontológico tendo como queixa principal diastemas, dentes pequenos devido ao bruxismo e ao incisivo central (21) que se apresentava escurecido por conta de trauma seguido de tratamento endodôntico. A primeira conduta clínica para o início do tratamento foi a solicitação de exames de imagem, realização de protocolo fotográfico com tomada de cor, e moldagem inicial para a realização do enceramento diagnóstico em ASA para a correta conferência das novas guias.
Baseando-se no enceramento diagnóstico e análise clínica, definiu-se o envolvimento dos elementos 14 ao 24, onde no elemento 21 seria realizado um preparo levemente subgengival de aproximadamente 1 mm para a estratificação. Após o preparo no elemento 21, foi realizado o mapa cromático para a escolha das resinas a serem utilizadas no caso. Seguiu-se com o isolamento absoluto e profilaxia dos elementos envolvidos com pedra pômes e água. Em seguida, foi realizado o condicionamento ácido seletivo em esmalte usando Ácido fosfórico 37% Super Etch (SDI), seguido da aplicação ativa do Adesivo ZipBond Universal (SDI), respeitando os 30 segundos para volatilização do solvente e fotoativação com o Radii Xpert (SDI).
Para as conchas palatinas foi utilizado a resina composta Aura E1, seguido do uso do modification shade para opacificação e igualar o substrato do elemento 21. Como resina de dentina, foi utilizado a resina composta Aura DC3. E sobre os mamelos criados, a fim de criar uma translucidez de borda, foi utilizada a resina composta Luna Incisal.
A camada final de esmalte foi realizada com a resina composta Aura E1, a mesma utilizada na camada palatina dos elementos. Para os acabamentos finais, foram utilizados os discos Praxis (TDV) e ponto diamantada 3195 (Kg) e polidas com discos aspirais da Jota do Brasil.