Implantes imediatos com carga imediata são alternativas interessantes para reestabelecer a estética e função de um paciente que por alguma situação perdeu um dente natural, cada vez mais as técnicas e os materiais estão evoluindo facilitando e agilizando esses tipos de procedimentos.
Relato de Caso
Paciente do sexo feminino, 34 anos de idade compareceu a clínica odontológica relatando uma mobilidade no elemento dentário 11, foi solicitado o exame de imagem tomográfico para avaliar existência de alguma fratura o que foi comprovado ao ser avaliado o exame.
A exodontia foi feita com todos os princípios para que tivesse o mínimo de trauma possível, e no mesmo momento feito a instalação de um implante de plataforma do tipo Cone Morse. Obteve-se durante a instalação do implante um travamento (estabilidade primária) de 40 Ncm, indicando assim a possibilidade de carga imediata com a instalação de provisório.
Provisório de forma direta foi feito sobre cilindro de titânio com resina composta, utilizando adesivo universal Zipbond (SDI) , aplicado resina composta de dentina Aura DC2 (SDI) e Aura E2 (SDI) adesivo e os incrementos de resina foram fotoativados com o aparelho Radii Expert (SDI) várias vezes.
Após o período de ósseo integração do implante, paciente retornou para sequência final do caso e o mesmo optou em um primeiro momento por fazer um laminado cerâmico no elemento 21. A técnica de eleição foi realizar um laminado por cima de outra cerâmica, onde o preparo foi feito para adaptação do laminado no elemento 21, moldagem analógica com silicone de adição em passo único dos elementos 11 sobre implante e 21 sobre cerâmica, e após isso encaminhada para laboratório para confecção das cerâmicas.
Os elementos de cerâmica foram enviados pelo laboratório para prova e posterior cimentação, optou-se por fazer o elemento sobre implante cimentado pois o elemento 21 também seria cimentado. Prova seca finalizada, seguiu para técnica de cimentação, a prótese sobre implante foi cimentada com o cimento Set PP (SDI) cor A1, esse um cimento auto condicionante facilitando a técnica de cimentação onde haja vista que somente seja necessário inserir o cimento e polimerizar, ele será ativo pela luz, e também de forma química , sem a necessidade de algum outro preparo na peça ou no munhão personalizado.
Paciente por situação financeira não compatível com a possibilidade de fazer reabilitação com laminados nos 6 elementos superiores, questionou se poderia ser feita com resina composta os outros quatros elementos, nesse momento foi solicitado ao laboratório que fizesse o escaneamento em bancada do modelo para enceramento de forma digital facilitando assim a aplicação das resinas compostas, guia palatina foi elaborada para inserção das camadas de resina composta, feito as facetas em resina nos elementos 12, 13, 22, 23 com as resinas Aura (SDI) DC1 dentina e Aura (SDI) E1, e posterior uso de corante ochre.
Caso complexo onde obteve-se reabilitação sobre implante elemento 11, laminado de 0,6mm sobre cerâmica antiga no elemento 21 e facetas em resina composta nos elementos 12, 13, 22 e 23 contemplando assim função e estética para paciente.