DESCRIÇÃO DO CASO:
O espectrofotômetro digital foi desenvolvido para a determinação precisa, rápida e confiável de dentes naturais e restaurações cerâmicas. O software do espectrofotômetro garante uma determinação exata da tonalidade dos dentes de acordo com o sistema de cor internacionalmente estabelecido VITA classical A1-D4, sistema VITA 3D-MASTER e VITABLOCS, bem como os tons de dentes clareados definidos pela American Dental Association (ADA). Assim, uma das indicações do espectrofotômetro digital é a determinação da tonalidade do dente durante clareamento e resultado final.
Os pacientes com dentes que apresentam coloração amarelada, diante dessa condição clínica, podem realizar o clareamento caseiro à base de peróxido de carbamida para melhorar a cor do sorriso.
Paciente de 20 anos apresentava coloração levemente amarelada (Figuras 1 e 2). Dentre as opções de tratamento apresentadas à paciente, optou-se por uma abordagem com clareamento dental monitorado em casa. Foi feita a medida da cor dos dentes com espectrofotômetro digital (Easyshade Vita/Wilcos) e constatou-se as seguintes cores: Dentes 11 e 21 – A2/2M2 ; Dentes 12 e 22 – B3/2R2,5; Dentes 13 e 23 – B3/2M3 (Figura 3).
Foi realizado clareamento dental monitorado em casa usando gel de peróxido de carbamida a 10% (Pola Night 10% – SDI). Após as impressões de alginato maxilar e mandibular serem tiradas, moldeiras bucais de silicone com 1mm de espessura foram fabricadas nos modelos de gesso pedra.
A paciente foi instruída a colocar uma pequena gota do gel clareador em cada dente e aconselhada a usar a moldeira 4 horas por dia. Quatro bisnagas do gel clareador foram usadas durante o tratamento. Não foi relatada sensibilidade dentária e irritação gengival durante e após o tratamento clareador.
Após as 4 semanas, novas medidas foram feitas com o espectrofotômetro digital e constatou-se as seguintes cores: Dentes 11 e 21 – B1/0M3 ; Dentes 12 e 22 – B1/1M1; Dentes 13 e 23 – A1/1M2 (Figura 4).
As fotos finais e o resultado final pode ser observado nas figuras 5, 6 e 7.
De acordo com os resultados clínicos observados, pode-se concluir que o clareamento dental monitorado em casa é uma opção de tratamento clínica segura, eficaz e controlada para os pacientes, assim melhorando a estética do sorriso. Além disso, o espectrofotômetro digital pode ser utilizado para a determinação da evolução do clareamento dental.
Figura 1 – Sorriso inicial da paciente.
Figura 2 – Pormenor dos dentes superiores antes do clareamento caseiro.
Figura 3 – Imagem do visor do Easyshade demonstrando a cor dos dentes 11 e 21 (A), 12 e 22 (B), e 13 e 23 (C) antes do clareamento.
Figura 4 – Imagem do visor do Easyshade demonstrando a cor dos dentes 11 e 21 (A), 12 e 22 (B), e 13 e 23 (C) após o clareamento caseiro.
Figura 5 – Pormenor dos dentes superiores após o clareamento caseiro com Pola Night 10% SDI por 4 semanas.
Figura 6 – Sorriso final da paciente.
Figura 7 – Composição dento-facial final.
Referências:
https://sdiodonto.com.br/casos-clinicos/clareamento-caseiro-com-pola-night-10-em-paciente-com-consumo-excessivo-de-cafe/
https://sdiodonto.com.br/casos-clinicos/protocolo-eficiente-e-seguro-para-clareamento-caseiro-com-pola-night-10/