Entre em contato

|

Siga-nos nas redes sociais

Coroas totais em dentes severamente escurecidos: o passo a passo da rotina clínica

Casos de pacientes com dentes tratados endodonticamente que se tornam severamente escurecidos são comuns na clínica odontológica e podem impactar negativamente o sorriso e a autoestima do paciente. Um planejamento correto, especialmente em reabilitações estéticas de dentes anteriores, é crucial para alcançar o restabelecimento estético funcional e o resgate da autoconfiança do paciente. 

A comunicação clara entre o paciente e o profissional é indispensável para entender as expectativas do tratamento. Fotografias, modelos de estudo e enceramento diagnóstico são essenciais para alinhar os resultados e as expectativas de ambos.

Este caso clínico visa relatar a reabilitação estética de incisivos centrais superiores severamente descoloridos após tratamento endodôntico, utilizando coroas totais de zircônia.

RELATO
DE CASO

Uma paciente de 47 anos procurou atendimento em um consultório particular devido a um comprometimento estético significativo dos incisivos centrais. O exame clínico e a anamnese revelaram um escurecimento acentuado dos dentes 11 e 21, apesar do tratamento endodôntico adequado, e uma alteração na forma dos dentes. 

Foram tiradas fotografias para a seleção de cor e acompanhamento do caso, e decidiu-se pela colocação de pinos de fibra de vidro e coroas de zircônia com cerâmica estratificada nos dentes afetados.

Ao invés de um enceramento diagnóstico em modelo, optou-se por um acréscimo de resina diretamente nos dentes para simular o formato final. Esta reconstrução serviu como referência para os preparos e para a futura restauração provisória. 

Preparos para coroas totais foram feitos nos dentes escurecidos, e após a cimentação dos pinos, foram refinados os preparos, tirado um molde com silicone de adição e selecionada a cor do substrato, que foi enviado ao laboratório junto com o molde e a cópia do planejamento em resina para referência do trabalho final.

Na consulta de cimentação, as coroas cerâmicas foram limpas e provadas, conferindo-se a adaptação e a estética. Para cimentação, foi utilizado o cimento autoadesivo Set PP (SDI), aplicado no interior das peças e fotopolimerizado com uma luz de alta intensidade. Em consultas subsequentes, as restaurações foram reavaliadas e as fotografias finais tiradas, concluindo o tratamento com sucesso.

Foto 1, 2 e 3. Fotografias iniciais da paciente. É possível notar diferença na cor e formato dos elementos dentários, comprometendo a estética.

Foto 4. Vista aproximada dos incisivos centrais superiores onde é possível
ver a grande quantidade de resina composta.
Foto 5. Seleção de cor inicial
Foto 6. Preparo para coroa total dos elementos 11 e 21. 

Foto 7 e 8. Preparo finalizado.
Foto 9. Moldagem pela técnica de dois passos. 

Foto 10. Restaurações provisórias.
Foto 11. Prova das coroas totais, verificando adaptação marginal, textura, cor, brilho.
Foto 12. Coroas totais adaptadas em boca.
Foto 13. Cimento auto adesivo utilizado no caso. Set pp (SDI)
Foto 14. Cimentação definitiva das coroas nos elementos 11 e 21.
Foto 15, 16 e 17. Aspecto final a restauração cimentada
Fotos 18 a 22. Fotos de face da paciente.

autoria
do caso

Raphael Monte Alto

Produto
em Destaque

set pp

CASOS CLÍNICOS
RELACIONADOS

Uso Do Diamino Fluoreto De Prata Riva Star Aqua 38% No Tratamento Da Lesão De Carie

Leia Mais >>

Clareamento Dental e Substituição de Restaurações para Melhorar a Estética do Sorriso

Leia Mais >>

Clareamento de Dentes Vitais Com Peróxido de Hidrogênio de Alta e Baixa Concentração: Relato de Caso Clínico

Leia Mais >>

Reanatomização Estética Anterior Com Resina Composta

Leia Mais >>

Clareamento de consultório resultado de excelência em apenas 2 sessões

Leia Mais >>

Restaurações posteriores com sistema Zipbond e Aura Bulk Fill

Leia Mais >>