ESTUDO DE CASO
Paciente SC, sexo feminino, compareceu a clínica odontológica insatisfeita com
a coloração amarelada de seus dentes. Ao exame clínico verificou-se a ausência de retrações gengivais e desgastes das bordas incisais e sem hipersensibilidade prévia. O plano de tratamento de escolha foi somente o clarareamento
de consultório já que a paciente não queria associar com a técnica caseira. Na primeira sessão foi realizada a foto de sorriso (foto 1)
(Foto 2)
e a tomada de cor com a escala vita Classical (foto 2 e 3) observando que nos incisivos as tonalidades variaram entre A2 e A3. Nos dentes caninos a cor foi A3,5.
(Foto 4)
Posteriormente foi hidratado o lábio da paciente e adaptado o afastador labial Optagrade (Ivoclar) (Foto 4).
(Foto 5)
Com a gengiva sem umidade foi aplicada a barreira gengival (Gengival-SDI) em toda a papila e contorno cervical dos dentes.A barreira foi polimerizada por 20 segundos com o uso do fotopolimerizador Raddi Call-SDI (Foto 5).
(Foto 6)
Após a barreira estar bem adaptada foi colocado o gel clareador pola office plus na vestibular dos dentes até o segundo prémolar nas duas arcadas com o auxílio de uma ponta misturadora. (Foto 6).
(Foto 7)
Após 8 minutos foi removido o gel com um sugador descartável cirúrgico e realizado mais duas aplicações de 8 minutos, totalizando 3 aplicações em 24 minutos. Resultado na primeira sessão já com mudança na saturação da cor, (Foto7)
(Foto 8-9)
Na segunda sessão o protocolo de aplicação foi o mesmo da primeira sessão.(Foto 8 e 9)
(Foto 10-11)
Após a remoção do gel clareador a cor foi novamente verificada com o auxílio da escala Vita Classical e observou uma mudança visível de cor de dois tons no croma. (foto 10 e 11) Sorriso inicial e final logo após a remoção do gel clareador. (Foto 11)
(Foto 12-13)
Comparação do Sorriso inicial e final. (Foto 12 e 13)
CONCLUSÃO
A técnica de consultório com o Pola Office Plus demostrou resultado satisfatório na mudança de cor e pouca sensibilidade durante o procedimento clareador em apenas duas sessões