Clareamento caseiro em paciente com caninos mais saturados – Descrição da técnica: Parte B

Em um sorriso, os caninos possuem maior espessura de dentina, tecido naturalmente mais amarelado; e menor espessura de esmalte, tecido translucido. Assim, se torna mais evidente sua alteração de cor, podendo gerar um desconforto estético quando essa diferença é mais acentuada.

O clareamento dental é indicado para dentes com alteração de cor, e é um tratamento conservador, seguro, simples, e que garante resultado satisfatórios. O clareamento caseiro permite controlar o clareamento diariamente, e assim, igualar a cor dos dentes com mais aplicações de gel apenas nos dentes que apresentem ainda diferença de cor.

Assim, esse relato tem o objetivo de demonstrar um caso clínico para harmonizar a cor dos caninos com maior croma com os demais dentes do sorriso utilizando o clareamento dental caseiro.

CASO CLÍNICO:

Paciente A.L.G.R., gênero Feminino, 25 anos, compareceu com a queixa principal “Meus dentes estão amarelos”. Foi feito o exame intraoral e observou-se uma tonalidade amarelada nos dentes caninos e pré-molares. Foi dado como opção para o tratamento o clareamento dental utilizando a técnica caseira.

Realizou-se uma profilaxia e, em seguida, foi realizado o registro fotográfico. Durante esse tratamento, foram obtidas impressões usando alginato e moldeiras personalizadas foram construídas para clareamento caseiro. A paciente usou as moldeiras com um gel de peróxido de carbamida a 10% (Pola Night 10%, SDI) durante 4 semanas por 4 horas diariamente. A paciente não apresentou sensibilidade durante o tratamento. Após as quatro semanas, mais dias de aplicação apenas nos caninos e pré-molares foram recomendados para igualar a cor com os demais dentes. Três dias foram suficientes para conseguir o resultado desejado pela paciente. As fotografias finais foram tiradas após a conclusão do tratamento de clareamento caseiro.

A técnica clareadora caseira utilizando como agente clareador o peróxido de carbamida a 10% mostrou-se eficaz e a alteração de cor do sorriso. Em algumas situações, os caninos podem necessitar de maior número de aplicações para obter-se um padrão de cor harmônico com incisivos (Figuras 1 a 5).

Figura 1A B e C: Composição dento-facial e pormenor do sorriso inicial demonstrando canino mais cromatizado quando comparado aos demais dentes.

Figura 2 – Pormenor dos dentes anteriores antes do clareamento caseiro.

Figura 3 – Pormenor dos dentes superiores após o clareamento caseiro com Pola Night 10% SDI por 4 semanas. Três dias a mais de aplicação de gel apenas nos caninos e pré-molares foram feitos para igualar a cor dos dentes.

Figura 4 – Sorriso final da paciente demonstrando harmonia do sorriso com o canino na mesma cor dos demais dentes.

Figura 5 – Resultado final do clareamento caseiro.

autoria
do caso

Amanda Lázara Cirqueira Queiroz
Ana Luísa Gualberto Ribeiro
Lucas Fernando Tabata
Ana Carolina Portes Pasmadjian Santos
Leonardo Fernandes da Cunha

Produto
em Destaque

pola day

CASOS CLÍNICOS
RELACIONADOS

Restaurações em pré-molares superiores com resina Aura Bulk-Fill

Leia Mais >>

Utilização da Resina Composta Aura para substituir facetas deficientes

Leia Mais >>

Clareamento com Pola Night e restaurações anteriores com sistema Zipbond / Aura

Leia Mais >>

Clareamento caseiro em paciente com caninos mais saturados - Descrição da técnica: Parte A

Leia Mais >>

Clareamento caseiro para preparar o paciente antes de procedimentos restauradores

Leia Mais >>

Clareamento caseiro em paciente com caninos mais saturados - Descrição da técnica: Parte B

Leia Mais >>