Em um sorriso, os caninos possuem maior espessura de dentina, tecido naturalmente mais amarelado; e menor espessura de esmalte, tecido translucido. Assim, se torna mais evidente sua alteração de cor, podendo gerar um desconforto estético quando essa diferença é mais acentuada.
O clareamento dental é indicado para dentes com alteração de cor, e é um tratamento conservador, seguro, simples, e que garante resultado satisfatórios. O clareamento caseiro permite controlar o clareamento diariamente, e assim, igualar a cor dos dentes com mais aplicações de gel apenas nos dentes que apresentem ainda diferença de cor.
Assim, esse relato tem o objetivo de demonstrar um caso clínico para harmonizar a cor dos caninos com maior croma com os demais dentes do sorriso utilizando o clareamento dental caseiro.
CASO CLÍNICO:
Paciente de 20 anos apresentou insatisfação com a coloração nos dentes superiores, especialmente com os caninos. A paciente relatou que nunca havia feito clareamento. Dessa forma, optou-se pelo clareamento dental em casa com gel de peróxido de carbamida a 10% (Pola Night 10%, SDI).
A cor inicial pode ser observada nas Figuras 1 e 2. Observou-se resina remanescente de braquetes na vestibular dos incisivos laterais e caninos. Assim, foi feita a remoção das resinas com broca multilaminada e disco de lixa. Após profilaxia dentária, foi feita a moldagem e modelos superior e inferior. Em seguida, as moldeiras de silicone (1mm de espessura) foram levadas em uma plastificadora à vácuo sobre os modelos de gesso.
A paciente foi instruída a colocar uma pequena gota do gel clareador em cada espaço de dente da moldeira, e aconselhada a usar a moldeira por 4 horas diariamente (Figura 3). Quatro bisnagas do gel clareador foram usados durante o tratamento. Após 4 semanas, sobrou um pouco de gel na última bisnaga. Dessa forma, a paciente foi orientada a colocar o gel apenas nos caninos por mais alguns dias até a cor dos caninos ficarem similares aos demais dentes. Depois de quatro dias os caninos já estavam com a cor parecida com os demais dentes.
Esse protocolo permite o controle para o sucesso do tratamento clareador dental caseiro. No entanto, depende, essencialmente, da cooperação do paciente na aplicação correta do produto e na utilização das moldeiras durante todo o tratamento.
Paciente apresentou uma pequena sensibilidade dentária nos primeiros dias. Assim, foi entregue uma bisnaga de Soothe para a paciente. Uma gota do produto foi colocada em cada dente da placa após o clareamento nos dias que teve sensibilidade. Poucos minutos depois a paciente já não sentia nenhum desconforto.
Podemos observar nas figuras 4, 5 e 6 o resultado final do clareamento caseiro durante 4 semanas de tratamento clareador, apresentando tempo médio de 4 h/dia, somado com 4 dias de clareamento apenas nos caninos. Com o resultado demonstrado, o clareamento com Pola night 10% promoveu harmonia do sorriso de forma segura, eficaz e controlada para os pacientes.
Figura 1A e B: Composição dento-facial e pormenor do sorriso inicial demonstrando canino mais cromatizado quando comparado aos demais dentes.
Figura 2: Pormenor dos dentes anteriores antes do clareamento caseiro. Observar resina remanescente dos braquetes na vestibular dos incisivos laterais e caninos.
Figura 3: Material sendo inserido na moldeira conforme recomendações do dentista.
Figura 4: Pormenor dos dentes superiores e sorriso após o clareamento caseiro com Pola Night 10% SDI por 4 semanas. Quatro dias a mais de aplicação de gel apenas nos caninos e pré-molares foram feitos para igualar a cor dos dentes.
Figuras 5: Resultado final demonstrando harmonia do sorriso.