Clareamento caseiro em paciente com caninos mais saturados – Descrição da técnica: Parte A

Em um sorriso, os caninos possuem maior espessura de dentina, tecido naturalmente mais amarelado; e menor espessura de esmalte, tecido translucido. Assim, se torna mais evidente sua alteração de cor, podendo gerar um desconforto estético quando essa diferença é mais acentuada.

O clareamento dental é indicado para dentes com alteração de cor, e é um tratamento conservador, seguro, simples, e que garante resultado satisfatórios. O clareamento caseiro permite controlar o clareamento diariamente, e assim, igualar a cor dos dentes com mais aplicações de gel apenas nos dentes que apresentem ainda diferença de cor.

Assim, esse relato tem o objetivo de demonstrar um caso clínico para harmonizar a cor dos caninos com maior croma com os demais dentes do sorriso utilizando o clareamento dental caseiro.

CASO CLÍNICO:

Paciente de 20 anos apresentou insatisfação com a coloração nos dentes superiores, especialmente com os caninos. A paciente relatou que nunca havia feito clareamento. Dessa forma, optou-se pelo clareamento dental em casa com gel de peróxido de carbamida a 10% (Pola Night 10%, SDI). 

A cor inicial pode ser observada nas Figuras 1 e 2. Observou-se resina remanescente de braquetes na vestibular dos incisivos laterais e caninos. Assim, foi feita a remoção das resinas com broca multilaminada e disco de lixa. Após profilaxia dentária, foi feita a moldagem e modelos superior e inferior. Em seguida, as moldeiras de silicone (1mm de espessura) foram levadas em uma plastificadora à vácuo sobre os modelos de gesso.

A paciente foi instruída a colocar uma pequena gota do gel clareador em cada espaço de dente da moldeira, e aconselhada a usar a moldeira por 4 horas diariamente (Figura 3). Quatro bisnagas do gel clareador foram usados durante o tratamento. Após 4 semanas, sobrou um pouco de gel na última bisnaga. Dessa forma, a paciente foi orientada a colocar o gel apenas nos caninos por mais alguns dias até a cor dos caninos ficarem similares aos demais dentes. Depois de quatro dias os caninos já estavam com a cor parecida com os demais dentes.

Esse protocolo permite o controle para o sucesso do tratamento clareador dental caseiro. No entanto, depende, essencialmente, da cooperação do paciente na aplicação correta do produto e na utilização das moldeiras durante todo o tratamento. 

Paciente apresentou uma pequena sensibilidade dentária nos primeiros dias. Assim, foi entregue uma bisnaga de Soothe para a paciente. Uma gota do produto foi colocada em cada dente da placa após o clareamento nos dias que teve sensibilidade. Poucos minutos depois a paciente já não sentia nenhum desconforto.

Podemos observar nas figuras 4, 5 e 6 o resultado final do clareamento caseiro durante 4 semanas de tratamento clareador, apresentando tempo médio de 4 h/dia, somado com 4 dias de clareamento apenas nos caninos. Com o resultado demonstrado, o clareamento com Pola night 10% promoveu harmonia do sorriso de forma segura, eficaz e controlada para os pacientes.

Figura 1A e B: Composição dento-facial e pormenor do sorriso inicial demonstrando canino mais cromatizado quando comparado aos demais dentes.

Figura 2: Pormenor dos dentes anteriores antes do clareamento caseiro. Observar resina remanescente dos braquetes na vestibular dos incisivos laterais e caninos.

Figura 3: Material sendo inserido na moldeira conforme recomendações do dentista.

Figura 4: Pormenor dos dentes superiores e sorriso após o clareamento caseiro com Pola Night 10% SDI por 4 semanas. Quatro dias a mais de aplicação de gel apenas nos caninos e pré-molares foram feitos para igualar a cor dos dentes.

Figuras 5: Resultado final demonstrando harmonia do sorriso.

autoria
do caso

Camilla Rodrigues Peixoto
Giovanna Luísa Alves da Silva
Lucas Fernando Tabata
Daniella Birnbaum Pessoa de Mello
Leonardo Fernandes da Cunha

Produto
em Destaque

pola day

CASOS CLÍNICOS
RELACIONADOS

Restaurações em pré-molares superiores com resina Aura Bulk-Fill

Leia Mais >>

Utilização da Resina Composta Aura para substituir facetas deficientes

Leia Mais >>

Clareamento com Pola Night e restaurações anteriores com sistema Zipbond / Aura

Leia Mais >>

Clareamento caseiro em paciente com caninos mais saturados - Descrição da técnica: Parte A

Leia Mais >>

Clareamento caseiro para preparar o paciente antes de procedimentos restauradores

Leia Mais >>

Clareamento caseiro em paciente com caninos mais saturados - Descrição da técnica: Parte B

Leia Mais >>